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Açúcar saudável

sexta-feira, 26 de março de 2010


Açúcar saudável

Bom para os diabéticos e pouco calórico, o extrato de agave adoça três vezes mais do que o açúcar comum e pode ser usado em diversas preparações


Por Paula Bueno


 

Para aqueles que passam longe do consumo de açúcar refinado - como os diabéticos e obesos , uma boa notícia: com vocês, uma plantinha mexicana que promete dar uma mãozinha na alimentação. Estamos falando do agave azul (Agave Tequilana), um tipo de cacto com folhas comestíveis e, por que não dizer, poderosas.

É a partir delas que se produz um extrato com poder adoçante três vezes maior do que o açúcar comum. Dessa maneira, não é necessário usá-lo em grandes quantidades nas preparações. "Além disso, o extrato de agave é boa fonte de minerais, como ferro, cálcio, potássio e magnésio", explica a nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde.

Mas vamos com calma. Apesar de funcionar como um substituto do açúcar, o extrato de agave não é considerado um adoçante natural, mas um alimento com propriedades adoçantes. Assim como açúcar, também não contém glúten e nem lactose.

Outra vantagem é que o extrato vendido no País possui certificado orgânico, pois o cultivo da planta é feito sem a utilização de qualquer substância química. Ou seja, faz bem à saúde e não agride o meio ambiente.

Sabor neutro

Ao contrário dos adoçantes sintéticos e naturais, o agave não deixa aquele gostinho amargo na boca depois da ingestão do alimento. "O sabor é considerado neutro", afirma a nutricionista Raquel Pimentel, da Educanutre Consultoria e Assessoria Nutricional, de São Paulo. Cada grama do extrato possui 3,34 calorias, enquanto o açúcar refinado possui 4 calorias na mesma porção. Neste quesito, o agave perde para a stévia (adoçante natural), que é isenta de valor calórico. Mas a vantagem em consumir este alimento no lugar dos velhos conhecidos não está na contagem das calorias, mas sim em seu baixo índice glicêmico.

O agave vendido no Brasil possui certificado orgânico, pois seu cultivo é feito sem a utilização de substância química

Como usar o extrato

 Como edulcorante (adoçante): para adoçar 250 mililitros de suco, substitua uma colher de sopa de açúcar (15 gramas) por uma colher das de chá de agave (5 gramas).

 Potencializador de sabor: realça o sabor de outros ingredientes, como frutas e sucos. Dica: amasse uma banana ou cozinhe maçãs e peras e adoce com um fio de extrato de agave.

 Na culinária: pode ser usado no dia a dia para adoçar cafés, chás, sucos, assim como waffles, pães, panquecas, bolos e outros quitutes.

 Consistência: o extrato de agave é menos viscoso e dissolve mais facilmente do que o mel ou o melado. Não açucara.

Fonte: Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde

Fonte: Terra

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