Mais coisas interessantes:

6 motivos pelos quais todas as mulheres devem meditar (Eu diria, todos devem meditar)

segunda-feira, 8 de março de 2010


Já a algum tempo resolvi meditar, não sabia bem como e lí várias coisas sobre o assunto, se interessar, posso descrever melhor sobre isso aqui no blog.
Pesquisando achei essa indicação no Entre Mulheres de 6 motivos pelos quais todas as mulheres devem meditar, mas sinceramente acredito que todos, homens, mulheres e até crianças devam meditar todos os dias. Então vamos lá:
 

Não se assuste! Neste artigo não abordamos a meditação como uma actividade que exija uma posição de lótus durante horas a fio enquanto recita cânticos numa língua desconhecida, mas antes como um momento especial do seu dia, onde basta rodear-se de silêncio e concentrar-se na respiração durante alguns minutos. Porquê e para quê? Descubra os top 6 motivos.

Meditar é uma das melhores rotinas que pode integrar no seu quotidiano e não exige nada de transcendente: apenas um local sossegado e silencioso, onde confortavelmente sentada ou deitada pode, durante alguns minutos, concentrar-se da sua respiração. Focalize o seu ritmo de inspiração e expiração e deixe-se levar por uma sensação de serenidade única, clareando a mente e acalmando o espírito. Provavelmente necessitará de alguma prática antes de se conseguir entregar totalmente à meditação, mas valerá a pena todo e qualquer esforço.

Quanto mais meditar, mais benefícios vai retirar desta rotina altamente relaxante que deve ser praticada, idealmente, logo pela manhã durante cerca de 15 minutos. No entanto, pode dividir a sessão em 5 minutos de manhã e 10 minutos no final do dia ou mesmo 5 minutos depois do trabalho e 10 minutos antes de se deitar. O ideal é fazê-lo, a bem de uma existência mais longa, saudável e feliz.

  1.  Vai sentir-se mais feliz, mais tranquila. O facto de se conseguir concentrar exclusivamente num movimento simples como o ritmo da respiração é algo muito poderoso e tranquilizante. Quanto mais concentrada estiver, mais serenidade alcançará porque os seus pensamentos ruidosos vão desaparecer, emergindo uma mente clara e repousada. A consciência e a ligação que vai manter com o seu próprio corpo dar-lhe-á um novo respeito por ele, mas também um sentimento de felicidade e de bem-estar generalizado porque estará mais atenta às emoções e vontades que precisam de ser tratadas em vez de ignoradas.
  2. Tempo sozinha e em silêncio. Nos dias que correm o tempo parece não chegar para nada, nem mesmo para um pouco de solitude. Estamos constantemente em andamento, preocupadas com mil e uma coisas para fazer, rodeadas de pessoas e pedidos e, face a este cenário, um momento de silêncio parece uma verdadeira utopia. Mas, ao entregar-se a 10 ou 15 minutos diários de meditação silenciosa, não só conseguirá algum tempo sozinha, como esse tempo será extremamente benéfico para ajudá-la a processar tudo aquilo que tem "em cima da mesa", delinear as suas prioridades e manter-se sã. 
  3. Dá-lhe força e saúde. Para além de relaxar corpo e mente, a meditação faz-lhe bem à saúde. Equilibra o batimento cardíaco e diminui a tensão arterial – essencial para os nossos dias completamente preenchidos com compromissos profissionais e pessoais; fortalece o sistema imunitário e as nossas energias internas – para afugentar possíveis doenças e estarmos sempre no nosso melhor. A meditação contínua reforça ainda o nosso estado psicológico e emocional, extremamente benéfico para aprendermos a lidar com todos os problemas e obstáculos que enfrentamos, sem pestanejar.
  4. Potencia as sessões de exercício físico. Corpo, mente e espírito fortalecido só lhe vai trazer vantagens na hora de ir para o ginásio ou de fazer o seu jogging matinal. Para além de uma tranquilidade irrepetível, a meditação confere-lhe um poder e uma motivação desigual – sentir-se-á capaz de fazer qualquer coisa, de ir mais longe, de concretizar qualquer objectivo. E esse tanto pode ser perder cinco quilos como conseguir uma promoção no trabalho. 
  5. Vai dormir como um anjo. Sem surpresa, estes estados de puro relaxamento diário também se vão reflectir na hora de deitar a cabeça na almofada – não só irá adormecer mais fácil e rapidamente, como beneficiará de noites bem dormidas. O resultado? Acordará descansada e reenergizada, pronta para saltar da cama e enfrentar tudo aquilo que o dia lhe reserva.
  6. Alivia o stress. Podemos dizer que o ponto 5 é a soma de todos os outros: ao ter alguns momentos silenciosos para si todos os dias vai sentir-se mais feliz e tranquila, vai ter a motivação necessária para cuidar de si e manter-se em forma, vai descansar convenientemente e vai fortalecer o seu estado de saúde. O resultado? Muito menos stress. Um dos maiores benefícios da meditação é o estado de serenidade que alcança: não só consegue clarear a mente e ver a vida de outra perspectiva, como relaxa fisicamente, tornando-a uma pessoa mais calma, aberta e em controlo. A meditação surge como um poderoso anti-stressante, uma arma essencial a qualquer mulher do século XXI.
Espero que gostem e comentem.
 

Ganhe você também com seu site/blog