Mais coisas interessantes:

Olha EU no portal IG...

sábado, 16 de janeiro de 2010


 

13/03 - 14:00 Blogs com vagas contribuem para disseminar oportunidades na rede Internet não pode ser desprezada por candidatos na hora de procurar emprego Rachel Sciré

Os blogs permitem a publicação de qualquer assunto na rede, desde diários virtuais, passando por informações corporativas ou conteúdos jornalísticos. Já era de se esperar então, que esses sites personalizados de atualização rápida estariam entre as plataformas na web reutilizadas para a divulgação de vagas, como o Orkut e o Twitter.

Algumas pessoas, como a psicóloga Cristiane Prata, do Rio de Janeiro, aproveitam a estrutura dos publicadores on-line para repassar oportunidades de emprego e estágio. Ela montou o Vagas Urgentes (http://vagasurgentes.blogspot.com/), em agosto de 2007, quando trabalhava com RH e tinha facilidade para a captação das posições.

Na época, Cristiane mal sabia mexer com a ferramenta. Para começar a postar as oportunidades, contou com a ajuda do filho, que já havia criado um blog. Hoje, além do Vagas Urgentes, ela mantém outros dois blogs de RH, voltados para a divulgação exclusiva de vagas para telemarketing e estágio. E também publica neles dicas sobre processo seletivo e busca de emprego.

"As pessoas estão cansadas de procurar. O blog facilita o acesso e permite o compartilhamento de informações entre os leitores. Isso é bacana porque, em geral, o desempregado se sente muito sozinho", afirma. Das oportunidades listadas diariamente – uma média de 30 -, a maioria é para atuar no Rio de Janeiro. Os postos são os mais diversos. Há trabalho para auxiliar administrativo, motorista de caminhão, representante comercial, coordenador de projetos e recepcionista, por exemplo.

"Coloco todas as que recebo, sem restrição, porque assim posso ajudar mais gente. Só tomo cuidado com algumas que não parecem idôneas", diz. Cristiane faz pesquisas e mantém contato com algumas empresas para ter acesso às oportunidades. Calcula que gasta cerca de três horas por dia com atualizações.

Cristiane acredita que a Internet está tomando a frente como meio para a divulgação de vagas. "Com dois cliques, seu currículo está na mão de quem precisa", diz. No entanto, para conseguir um emprego é preciso procurar com critério. "Não panflete seu currículo na rede", sugere.

Vagas integradas – Outro exemplo de blog destinado à divulgação de vagas é o Vagas na Web, do webdesigner Cayo Medeiros. Ele apresenta apenas oportunidades para profissionais que trabalham na rede, como programadores ASP ou PHP, HTMLers, gerente de projetos, entre outros.

Prestes a entrar na faculdade, Medeiros começou a procurar estágio em listas de discussão e fóruns. "Depois que encontrei minha vaga, ainda recebia boas opções de estágio e emprego, que seriam úteis para amigos meus. Resolvi criar o blog para repassá-las para as pessoas, de uma maneira mais prática", diz. 

Para uma pessoa como Medeiros, que trabalha com produtos on-line, não poderia faltar a integração das plataformas. Depois do blog, nasceu o @vagasnaweb, perfil do blog no Twitter, que redireciona automaticamente as vagas postadas no site. "Como o foco são vagas, freelas e oportunidades de estágio na área de TI, qualquer coisa que eu receba e não se encaixe nesse perfil eu divulgo no Twitter, como um bônus", conta.

Segundo ele, a rede social de microblogging facilita o contato mais pessoal com os leitores. "Parece que as pessoas estão mais dispostas a dar um feedback pelo Twitter, em vez do formulário de comentário do blog", diz. Em geral, os comentários são dos internautas e dizem respeito a alguma dúvida em relação à vaga ou ao e-mail de contato.

"A estratégia traz resultados", garante Gabriel Vaccari da Cunha, analista de RH Junior da Skysoftware, uma das empresas que encaminha oportunidades para o Vagas na Web. "É difícil mensurar por onde o candidato descobriu a vaga. Enviamos para grupos de discussão, sites mais focados em TI e telecomunicação, blogs".

Ganhe você também com seu site/blog